A fotografia
Apenas no início do século XIX, é que se começou a fixar, num meio físico, as primeiras imagens reproduzidas mecanicamente, com o auxílio de equipamentos ópticos e produtos químicos.
A fotografia é constituída por dois processos distintos: um processo físico e um processo químico. O processo físico que envolve as leis da óptica (as objetivas e a caixa escura que permitem a formação e captura da imagem). O processo químico, aquele que permite o registro latente da imagem num suporte sensibilizado com cristais de prata que, escurecem quando exposto a luz, depois de revelado e fixado, produz uma imagem.
A tecnologia que torna tudo isso possível é bastante simples. Uma câmera fotográfica é feita de três elementos básicos: um elemento óptico (a lente), um elemento químico (o filme) e um elemento mecânico (o próprio corpo da câmera).
|
A primeira fotografia |
A técnica
O componente óptico da câmera é a lente. Essencialmente, uma lente é apenas um pedaço curvo de vidro ou plástico. Seu trabalho é captar os feixes de luz refletidos por um objeto e redirecioná-los de modo que venham a formar uma imagem real, que pareça exatamente com a cena na frente da lente.
Mas como um pedaço de vidro pode fazer isso? Na verdade, o processo é muito simples. À medida que a luz viaja de um meio para outro, ela muda de velocidade. A luz viaja mais rápido através do ar do que através do vidro, de modo que a lente diminui sua velocidade. À medida que ela entra em ângulo no vidro, ela se desvia em uma direção e se desvia novamente quando sai do vidro, porque partes da onda luminosa entram no ar e aceleram antes que as outras partes da onda.
Em uma lente convergente ou convexa padrão, um ou ambos os lados do vidro se curvam para fora. Isso significa que os raios de luz que a atravessam se desviarão na direção do centro da lente (definição de parábola), ao entrar. Em uma lente biconvexa, como uma lupa ou lente de aumento, a luz se desvia da mesma maneira quando sai e quando entra.
Faça um experimento, e perceba que o processo é simples!
Materiais:
• Uma lata com tampa;
• Um filme fotográfico; (papel filme)
• Um pequeno pedaço de fita isolante preta.
Métodos:
Faça uma pequena abertura na lata (pode ser uma lata de leite ou de mantimentos, dependendo do tamanho do papel fotográfico que você conseguiu); em seguida coloque a fita isolante tampando o orifício que fez na lata. Dentro da lata, coloque o filme. Num ambiente aberto (fora de sua casa, por exemplo), direcione a abertura da lata para a imagem que pretende registrar no filme. Feito isso, tire a fita do orifício, e coloque rapidamente.
Pronto! Pode revelar o filme! A imagem estará registrada ali. Ao destampar a abertura, permitiu que a luz invadisse a “câmara escura projetando sobre o filme a imagem que estava diante do orifício”.
A fotografia é, sem dúvida, uma das invenções mais importantes da História. Através da fotografia podemos ver aquilo que está distante de nós não apenas em distância, mas também no tempo. Isso porque a fotografia permite-nos capturar momentos acontecidos no tempo e guarda-los por muito tempo.